domingo, 9 de dezembro de 2007

Sobre a Visita de Estudo

Texto da psicóloga da Escola, (Mónica) que acompanhou a
Visita de Estudo a Lisboa
PARA OS alunos da turma T2

Em especial à Ami, à Carina, à Carmen, à Djakké, à Inês, ao Nelson, à Núria, ao Óscar, à Romira, à Rosana e ao Sam.

No dia 29 de Novembro acompanhei-vos numa visita de estudo e apeteceu-me mesmo dizer-vos algumas coisas sobre isso... A visita à exposição no Centro Cultural de Belém (Culture for Live...) foi muito bem guiada pela Patrícia – acho que podiam escrever-lhe a agradecer. Permitiu-me descobrir outra forma de olhar para a representação do corpo humano e para os próprios pintores, especialmente no caso das obras que eu já conhecia – os quadros do Picasso e da Paula Rego.

Depois do almoço, a Torre de Belém... já nem me lembro há quanto tempo não ia lá! É tão bom sentirmo-nos turistas na nossa cidade... assim disponíveis, com tempo e de olhos bem abertos para observar tudo, como se fosse mesmo a primeira vez...

O fim da tarde foi “pelas ruas iluminadas de Lisboa” onde já cheira a Natal, à procura do caminho traçado pelas fotografias que tínhamos que ir identificando... vocês foram muito atentos e perspicazes!!

Finalmente o que gostei mais... e que é o que sempre me faz ter vontade de sair da escola convosco: a partilha... o que acontece quando vivemos um dia todos juntos. As impressões, as sensações, as emoções de estarmos. Receber mais de vocês e dar mais de mim. Não há câmara fotográfica que consiga registar ângulos, planos e tonalidades como estas... as que nos preenchem a alma. Aos poucos, sem quase darmos por isso. E ainda bem, todos os dias é assim mesmo que não pareça - vive-se, experimenta-se, pensa-se e cresce-se... Sei que um dia vão perceber do que eu estou a falar.

Obrigado por terem feito este dia acontecer.

O/A VOSSO/A AMIGO/A SECRETO/A

2 comentários:

Anónimo disse...

Além de muito interessante é extremamente agradável e alegre este blog. Parabéns a todos os jovens que participam no blog e continuem a dar notícias e a afixar imagens bonitas e textos com interesse como este.

Unknown disse...

Acompanho o vosso blog regularmente e fico sempre agradavelmente surpreendido com os vossos trabalhos e iniciativas. Continuem porque a Escola tem que ser sobretudo um local onde nos transformamos em pessoas melhores.